Casa AMB

Localização Ponta Delgada, Açores, Portugal

Área total construída 308m2

Cliente Privado

 

Inserida num contexto natural único, a casa AMB é o resultado de uma arquitetura singular, com a finalidade de alcançar um resultado estético contemporâneo.

A casa AMB resulta do exercício da arquitetura, onde se procurou criar um objeto belo, sem descurar das condições funcionais necessárias para proporcionar uma vivência distinta e, paralelamente, cumprindo as expetativas programáticas enumeradas pelos clientes.

A casa divide-se em dois volumes retangulares: o corpo do piso 00, perpendicular ao mar, e o corpo do piso 01, poisado sobre o volume térreo, e paralelo ao mar. Pretende-se, com esta volumetria, materializar um objeto arquitetónico que se relaciona com o meio envolvente de modo a tirar partido das características rurais do terreno e da vista sobre o mar da costa norte. Implantou-se a casa o mais a norte do terreno, garantindo, porém, um razoável distanciamento à via pública e, simultaneamente, afastado do limite do domínio público marítimo.

O piso térreo alberga a garagem e alpendre (com capacidade para 4 viaturas cobertas), a lavandaria, o hall de entrada, galeria de arte e, ainda, dois quartos com uma I.S. de apoio. O piso 01 acolhe a cozinha, num conceito open-space com a sala e sala de jantar, uma I.S social e um escritório e, por fim, um master bedroom com walk-in closet e I.S. privativa. O primeiro piso está paralelo ao mar de forma a usufruir da vista desafogada sobre a encosta norte. Assim sendo, os espaços de maior vivencia encontram-se no primeiro piso e a Norte – o master bedroom dos clientes, a sala e a cozinha. Ainda, um amplo terraço a norte da cozinha e da sala, assenta sobre a cobertura do volume do piso térreo. Onde os volumes da casa se cruzam, embora em cotas distintas, é onde se encontra o acesso vertical, composto pela escadaria e elevador.

Propõem-se dois acessos à casa a partir do arruamento: o acesso pedonal que nos encaminha até ao hall de entrada e o acesso viário, que nos leva à garagem e alpendre da casa.

No que concerne aos arranjos exteriores, para além das zonas de circulação de viaturas e dos acessos pedonais, projetou-se um terraço diante do hall da casa, ensombrado pelo volume do primeiro piso. No centro do terraço nasce o balneário de apoio à piscina, arrumos e a churrasqueira. Esta área moldou-se, para ser um suporte estrutural ao volume do primeiro piso. Contudo, para amenizar o impacto visual do corpo, propôs-se revesti-lo a espelho. Assim, cria-se a ideia de que o volume do primeiro piso está a levitar. Todo o restante terreno teve enquadramento paisagístico, retalhado em zonas distintas – mata e prado, sendo o prado composto por vários tipos de plantas e arbustos autóctones e exóticos, todos encontrados na ilha de S.Miguel. Prevê-se ainda a recuperação pontual dos muros limítrofes existentes, em pedra seca de basalto aparelhada à mão, que no seu conjunto confere ao terreno, características predominantemente rurais.