Titulo Destacado
Localização: Livramento, ilha de S.Miguel, Açores
Área total construída 194m2
Cliente Privado
Para este projeto usamos uma abordagem diferente, sem perdermos a nossa identidade conceptual. O terreno é que projeta a casa, cada piso do objeto arquitetónico assume a forma de uma “caixa” e a sua orientação varia com o seu uso. A moradia esta resguardada a Norte e voltada para os restantes pontos cardiais, contribuindo para um bom aproveitamento solar. A implantação do terreno, de forma retangular, de diferentes cotas altimétricas, esta dividida em três zonas onde destacamos a zona social, com a piscina a rematar a plataforma pavimentada da moradia.
A estética arquitetónica deste objeto assume a forma de duas caixas onde os planos horizontais das extremidades se soltam, estas caixas com orientações e usos diferentes criam um conjunto singular, sem perder identidade do nosso trabalho. A nível espacial o tipo de vivência é que definiu a estereotomia de cada “caixa”. Organizamos os espaços vivenciais no piso térreo, com uma materialidade em betão afagado, onde destacamos a escada, que é a protagonista deste espaço. No piso superior, que compreende uma área mais privada, usamos uma materialidade mais quente, em madeira, onde estão situados os quartos equipados com as respetivas instalações sanitárias.
A forma do edifício produz um interessante efeito de luz-sombra que estimula a vivência da casa. Os materiais escolhidos, as paredes com revestimento em cal mineral do tipo marmorino em tons beije, no primeiro piso, e como o ripado em a madeira de ipê, no segundo piso, criam um efeito diferenciador. Assim sendo, achamos que a composição arquitetónica se funde com o terreno sem ferir.