Titulo Destacado

Localização: Capelas, ilha de S.Miguel, Açores

Área total construída 235m2

Cliente Privado

Esta moradia localizada a norte da ilha de São Miguel, em formato “L”, abre-se para a vista mar, criando a sua vivência direcionada para a sua atmosfera exterior, salvaguardando a privacidade dos clientes. Esta atmosfera aparece de uma plataforma elevada do terreno, onde está inserida a piscina. Projetou-se estes corpos tectónicos com a ideia que estivessem a levitar sobre a sua implantação.

Desenhamos esta moradia de piso térreo em dois corpos com vivencias e cérceas distintas, o corpo da área social, de pé direito maior, compreende as divisões do hall, instalação sanitária social, escritório, sala estar / jantar, cozinha e lavandaria. O corpo da área privada, de menor pé direito, insere dois quartos e uma suite. O que funde estes dois volumes é um pátio interior / exterior, criando assim o corredor de ligação entre as duas áreas vivenciais.

A estética arquitetónica deste objeto assume a nossa identidade de trabalho, tanto a nível espacial como a da materialidade, onde os planos horizontais se soltam dos corpos tectónicos e onde usamos dois tipos de “pele”, um em betão afagado e outro em madeira. O tipo de vivência é que definiu a estereotomia de cada corpo, onde para o volume dos espaços sociais usamos uma materialidade em betão afagado. No volume dos espaços mais privados usamos uma materialidade mais quente, em madeira, onde estão situados os quartos equipados com as respetivas instalações sanitárias.

A forma do edifício produz um interessante efeito de luz-sombra que estimula a vivência da casa. Os materiais escolhidos, as paredes com revestimento em cal mineral do tipo marmorino em tons beije, no corpo maior, e como o ripado em a madeira de ipê, no corpo menor, criam um efeito diferenciador. Achamos que a composição arquitetónica se enquadra bem com a envolvente.