Casa de
São Roque

Localização Ponta Delgada, Açores, Portugal

Ano 2022

Área total construída 181m2

Cliente Privado

A Casa de São Roque materializa-se num objeto arquitetónico que se relaciona com o meio envolvente de modo a tirar partido das características da paisagem urbana e natural, implantando a construção no formato sinuoso do terreno de modo a garantir um razoável distanciamento à via pública e simultaneamente permitir uma ampla zona exterior resguardada a sul com piscina.

No que concerne à conceção arquitetónica, projetou-se uma moradia implantada numa base plana genericamente trapezoidal, repartido em cave (com acesso à Avenida do Mar), piso 00, piso 01 e o piso 02 recuado em relação à rua. Desta feita, organizamos os espaços vivenciais de maior circulação no piso 00, onde se destaca o hall de entrada, a IS social, a sala e cozinha open-space. O piso da cave acolhe a garagem para 2 lugares de estacionamento coberto, bem como área técnica. Os pisos 01 e 02 albergam os 3 quartos, todos com I.S privativa.

A fachada principal apresenta uma reentrância para resguardar a entrada principal, com tom cromático mais escuro, contrastando com o plano da fachada cega que fica à face da rua. A fachada tardoz, a sul, valoriza a exposição solar com amplos envidraçados que vão até ao capeamento. Ainda, no piso 00 encontra-se um terraço exterior com piscina para aproveitamento da vista de mar.

No que se refere à volumetria projetada propomos uma construção com apenas dois pisos acima da cota de soleira em relação à rua principal e um último piso recuado, de forma a não interferir visualmente com o perfil de rua existente e entrando em consonância com a índole das novas construções que têm pululado na envolvente urbana, com o dito piso recuado perante o arruamento principal. Propõe-se, ainda criar a ligação de acesso viário da Avenida do Mar ao estacionamento da moradia.