Casa VS

Localização:  Maia, Ilha de Miguel, Açores, Portugal

Ano 2021

Área total construída 183m2

Cliente Privado

 

Foi-nos proposto reinventar uma casa em ruínas que o cliente adquirira. Trata-se de uma casa vernacular, de características marcadamente rurais. Ou seja, é uma casa elementar, com cozinha integrada e sótão, de planta retangular, e cobertura de duas águas. A fachada é composta por janela-porta-janela e está ladeada por outras casas do mesmo género construtivo.  

 

Assim, pretendeu-se reinventar a ruína existente, sem desvirtuá-la. Procurou-se materializar um corpo arquitetónico que se relacionasse com o meio envolvente de modo a tirar partido das características rurais do terreno, porém adaptada ao programa do cliente.

 

Organizamos o novo programa, segundo a planta da casa existente.  Este desenvolve-se pelo piso térreo e pelo primeiro piso. Redefinimos as áreas de lazer e maior movimento no piso térreo, onde se destaca a sala e sala de jantar, usufruindo de um duplo pé direito até à cobertura inclinada de duas águas. De olhos para o jardim, temos a cozinha (com duplo pé direito até à cobertura inclinada de duas águas) e um quarto, com I.S de apoio/social, bem como o acesso vertical de acesso ao piso 01. Diante do hall da entrada, no centro da casa, nasce a escada em espiral, entendida como um ponto notável na casa. O primeiro piso é composto por uma galeria de arte, que nos leva ao master bedroom, com vista desafogada para o mar da costa da freguesia da Maia.

 

Construtivamente, optámos por criar uma dicotomia entre o velho e o novo. Assim sendo, propusemos recuperar as paredes existentes da ruína, compostas por pedra de basalto, emparelhada à mão, como forma de assumir a cicatriz do tempo.  Todo o restante assumiu-se como um elemento novo, contudo unificador. Buscando as reminiscências do passado, a cobertura é de duas águas, porém, em betão. O piso 01 está executado em estrutura de aço leve na cor preta. Cria-se, assim, uma simbiose entre o piso térreo, caracterizado pela pedra de basalto, elemento telúrico e ancorado ao terreno, e o primeiro piso, composto por estrutura preta, delicada e subtil.

 

O nosso intuito, acima de tudo, fora manter a memória do lugar, preservando as caracterizas intrínsecas do lugar e da sua construção vernacular. A sua ampliação, através de uma linguagem moderna, porém respeitando o passado, vai ao encontro do da expectativa do cliente.