Outro titulo
Localização Ponta Delgada, ilha de S.Miguel, Açores
Área total construída 2750 m2
Cliente Privado
Pretendeu-se desenvolver um empreendimento turístico no Espaço Rural do tipo boutique hotel, de dimensões regradas, e com apenas 37 unidades de alojamento, de forma a diluir-se naturalmente no terreno. Com uma localização privilegiada sobre o mar, o edifício principal que alberga as unidades de alojamento na categoria estúdio, assenta sobre o amplo terreno plano, enquanto as unidades de alojamento na categoria apartamentos T1 pousam sobre a encosta do terreno, com amplas vistas panorâmicas sobre a encosta norte.
Entendemos que o hotel demonstra uma clara vocação para o turismo de lazer, uma vez que incorpora áreas específicas para o efeito. O empreendimento encontra-se numa localização com enquadramento paisagístico muito atrativo: o terreno apresenta vista panorâmica desafogada sobre o mar e sobre a encosta norte da ilha de São Miguel e dispõe de espaços verdes de utilização comum superior a 50m2 por unidade de alojamentos na categoria de apartamento T1. Também, as unidades de alojamento (estúdios localizados no edifício principal) apresentam todas varandas com área superior a 4m2. Foi projetada uma piscina exterior com dimensão adequadas ao empreendimento, com área para adultos e outro para crianças, e com os respetivos balneários de apoio. Por fim, contemplou-se uma zona de estar exterior equipada de utilização comum, composta por esplanada equipada com bar de apoio.
É também um hotel com forte componente de animação turística, uma vez que oferece equipamentos que se adequam ao conceito de lazer do empreendimento, como a inclusão de uma piscina exterior (para adultos e para crianças), com dimensão adequada à capacidade do empreendimento, a inclusão de um ginásio com, pelo menos 4 aparelhos diferentes e, por fim, um centro de atividades ao ar livre, com um conjunto valências: passeios turísticos em bicicletas; passeios turísticos em percursos pedestres guiados e interpretativos; espeleologia, escalada, canyoning, montanhismo ou outras valências, sempre acompanhadas por guia com formação reconhecida pela entidade competente.
Ainda, uma vez que o empreendimento apresenta 37 unidades de alojamento, repartido entre 32 estúdios (cada com 37m2), e 5 apartamentos T1 (cada com 52m2), desenharam-se, à entrada do edifício principal, 37 lugares de estacionamento para as unidades de alojamento e mais 5 lugares para os funcionários.
Optou-se por manter, sempre que possível, os muros divisórios de pedra seca arrumada à mão, as espécies arbóreas e a modelação natural do terreno. Também, os volumes criados pelo edifício principal e pelo conjunto de 5 apartamentos T1, localizados no cimo da encosta primam por incluir a pedra de basalto, a tonalidade cinza antracite e a madeira, sem ultrapassar os 3 pisos.