Titulo Destacado

Localização Luanda, Angola

Ano 2023

Área total construída 450m2

Cliente Privado

A renovação do restaurante teve como conceito uma paleta de cores que definissem Angola. A terra rosada, rica em ferro, e a vegetação luxuriante, rica na sua palete de verdes e castanhos definiu os tons cromáticos para o restaurante. Pretendeu-se propor uma arquitetura de interiores que mantivesse as linhas coloniais do edifício dos anos 60, marcado pela estrutura de pilares, traves e vigotas de madeira, e o pilar central, de marmorite que organiza e define a planta elíptica do restaurante. Atualmente aberto, como se de um grande alpendre se tratasse, a ideia foi encerrar a estrutura elíptica da sala de refeições de forma a dotá-la de ar condicionado e oferecer uma maior qualidade de permanência.

O novo desenho de interiores invoca sofisticação, sem querer ostentar. A leveza dos materiais empregues – marmorite no pavimento, marmorino no revestimento de paredes e chapa de latão de alto brilho – e o cuidado nas cores escolhidas, remete para uma Angola deslumbrante, natural e glamorosa. Estamos num restaurante que é bordejado por palmeiras arecas, filodendros e helicónias. A simbiose entre o interior e exterior é feita de forma muito natural e subtil, com apenas vidros simples que separam o jardim e a sala de refeições.

No centro do bar da sala de refeições, surge uma forma geométrica que se abre sobre o teto, remanescendo para a árvore nacional de Angola – o embondeiro. O embodeiro dourado reporta a luz do sol intensa e quente de Angola e à sua riqueza mineral – rico em minérios e ouro; o marmorino rosa pincelado nas paredes do restaurante, bem como o mobiliário, em madeira local de pau-ferro, remetem-nos para as suas paisagens naturais únicas, ricas pelas sua fauna e flora.

Estamos no centro de Luanda, porém, entrarmos no restaurante é embrenharmo-nos numa Angola mágica e deslumbrante, com paisagens naturais de cortar o folego, rica na sua fauna e flora. Entrarmos no Garden Grill Luanda, é degustarmos pratos internacionais sem descurar dos ingredientes locais e únicos. Aqui respira-se sofisticação, sem sair de Angola.