Localização São Roque do Pico, ilha do Pico
Ano de conclusão da obra 2024 – em apreciação
Área total construída 1100m²
Cliente Privado
Propõe-se um empreendimento “boutique”, na categoria um Empreendimento Turístico em Espaço Rural – Alojamento Rural.
Entendemos que o projeto tem uma clara vocação para o turismo de lazer, uma vez que o empreendimento se encontra numa localização com enquadramento paisagístico atrativo: o terreno apresenta vista panorâmica desafogada sobre a montanha do Pico.
Com uma localização privilegiada em São Roque do Pico, o empreendimento terá 08 unidades de alojamento, repartidas por 3 tipos de alojamento: a casa-mãe (que alberga 3 apartamentos, sendo que um é de uso exclusivo aos proprietários), 1 moradia privada, e 4 apartamentos. Apesar de vários edifícios criados tem-se como objetivo harmonizá-los através da materialidade e de elementos da arquitetura tradicional da ilha do Pico, reinterpretando, todavia, a sua conceção, a volumetria e a adaptação à topografia do local.
A Casa-mãe, que se caracteriza como a casa principal existente, apresenta-se com uma nova organização espacial nos pisos existentes e com a ampliação de um piso. Transforma-se, deste modo, a cave num apartamento de tipologia T1 com entrada independente. O piso 00, onde está localizada a receção, e dispõe de um apartamento com 2 suites, sala e kitchenette. O piso 01, oferece um apartamento T1 com áreas mais folgadas.
A moradia de tipologia T1+1, remete-nos a uma casa típica do Pico, de revestimento de pedra regional basáltica, e de caixilharia na cor encarnada. Esta moradia tem acesso direto à rua e desenvolve-se por dois pisos e um loft.
Os apartamentos que assentam sobre as garagens, repartem-se num T0 e num T1. Este edifício remete-nos à ao conceito vernacular e à ruralidade vincada do lugar, e apresenta-se revestido de pedra regional basáltica e caixilharia em madeira na cor encarnada, tão característica na ilha do Pico.
As unidades de alojamento na categoria estúdios T0 estão implantadas naturalmente sobre um amplo complexo arbóreo, de forma a diluir-se naturalmente sobre o terreno, e que culmina com uma vista panorâmica sobre a montanha do Pico. Estes apartamentos são revestidos em pedra regional basáltica e de cobertura inclinada, e oferecem um pátio interior na sua entrada, e têm ainda a particularidade de dispor de jacuzzi e de chuveiro no seu pátio exterior.
The Botany Club será o lugar que alberga o espaço social do Empreendimento Turístico. Terá um jardim, composto por variadas herbáceas e gramíneas autóctones, bem como árvores nativas que pontuam o terreno. O jardim irá envolver vários espaços de lazer, como o Pavilhão de Meditação, Ginásio e Sauna, Piscina e fire pit exterior e o edifício principal Club House que compreende a cozinha e zona de estar social. A cozinha estará preparada para eventuais eventos privados, como aulas de cozinha tradicional. O Club House irá dispor, ainda, de um espaço de estar interior de leitura e relaxação e exterior, composto pelo solário e piscina.
O Pavilhão de Meditação será destinado a yoga e meditação, e irá apresentar-se através de uma plataforma sobre um espelho de água, estando rodeado por vegetação luxuriante e será delimitado por muros, provocando um sentimento de isolamento e de serenidade.
© 2025 Sequeira Dias – Arquitectos. Todos os direitos reservados. Designed by RED.