CLUB

Ano de conclusão da obra 2022

Área total construída 155m²

Construção Porta R, Edificações S.A

Engenharia Eng. Clife Braga

Fotografia Ruben Medeiros

Cliente Privado

A discoteca Elite, hoje conhecida como MANTA, pretendeu, e com sucesso, ser um ponto de encontro e diversão noturna diferenciado e distinto em Ponta Delgada, Açores. Sendo um espaço pequeno e com um pé-direito restrito, um dos constrangimentos foi encontrar uma solução que pudesse dar maior amplitude visual à discoteca. O teto foi, assim, revestido a espelho escurecido. O espelho é suportado por um reticulado metálico com acabamento bronze, e nos alinhamentos nascente-poente da estrutura há linhas led que acedem e mudam de cor conforme a música.

A tonalidade proposta para a discoteca foi a cor azul petróleo, tanto nas pinturas das paredes, como no pavimento. Pretendeu-se criar um espaço escuro, rodeado de azul, onde o foco é o dj e a sua música. Mantendo o mesmo registo, as bancadas do bar e do dj, são em granito Labradorite Madagáscar. É um granito com veios azuis muito garridos que refletem conforme o ângulo da luz. Os tons de azul, enfatizado pelos espelhos do teto que dilatam o espaço contrastam com o tecido de parede proposto – desenhos de rosas em tons encarnados. À entrada da discoteca deparamo-nos com uma parede repleta de rosas. Depois, adentra-se para a pista de dança, envolvida de azul petróleo. Entrando na I.S. voltamos a cercar-nos pelo tecido de parede fortemente encarnado. Cria-se, assim, uma cadência de cores complementares no interior da discoteca.

Uma vez que a discoteca se insere no centro histórico de Ponta Delgada, a cor escolhida para a fachada e para o terraço que confronta com o arruamento foi o preto para não destoar com os tons cromáticos da envolvente urbana. O desenho do terraço resulta de uma vontade estética, desenvolvida com o intuito de criar permeabilidade visual e leveza.

© 2025 Sequeira Dias – Arquitectos. Todos os direitos reservados. Designed by RED.