O City Stone Hotel insere-se numa casa de desenho clássico, do início do século XX. A casa, repartida por quatro andares, organiza o programa previamente definido pelo cliente. O piso -01 alberga a lavandaria e a cozinha comum; o piso térreo a sala e receção; o primeiro e segundo piso acolhem as suites – duas por piso.
Tanto pelo piso térreo, como pela cave, alcançamos o jardim, apetrechado de churrasqueira. Pretendeu-se valorizar os atributos existentes da casa, como os elementos clássicos da fachada principal, bem como as carpintarias dos vãos interiores. Ainda, nas suites, optou-se revelar a estrutura das paredes mestras da casa, compostas por pedra seca emparelhada e unida por argamassa.
Efetivamente, o desenho reflete o desejo de valorizar a sua implantação urbana – uma casa localizada a poente da cidade de Ponta Delgada, numa área composta por variadas casas de índole senhorial e outros imoveis que hoje fazem parte do património urbano como a fábrica de tabaco micaelense, o palácio de Santa Catarina ou a sede do partido Comunista. Assim sendo, procurámos manter a memória do lugar.